1º Projeto de Pizzarias da região
O Sebrae Grande ABC lançou o Propizza – 1º Projeto de Pizzarias da
região. O lançamento aconteceu, nesta quarta-feira (26), durante evento
realizado na Acisbec (Associação Comercial de São Bernardo do Campo), em
parceria com o grupo Conpizza.
Segundo o gerente regional do Sebrae no Grande ABC, Arthur Achôa, o
objetivo do projeto é criar um grupo de empreendedores, proprietários de
pizzarias, para que possam trabalham de forma conjunta: “Eles vão deixar de ver
o outro como concorrente e passar a enxergar um parceiro de ações que podem
ajudar o grupo como um todo”.
O Projeto Propizza atuará nos mesmos moldes de outros já existentes,
como o Vic (Vestindo e Investindo Confecções no ABC). De acordo com a analista
de negócios do Sebrae Aieska Marinho Lacerda Silva, a proposta do Propizza é
reunir até 30 empreendedores, para atuar em quatro grandes blocos: Finanças,
Marketing, Pessoal e Produção.
“Vamos acompanhar o grupo, oferecer consultoria, palestras, visando
aumentar o faturamento e a reduzir custos”, disse Aieska, que fez a
apresentação do projeto para 52 empreendedores, que lotaram o piso superior da
Acisbec.
O diretor da Adec Gestores Adilson Barboza elencou os três principais
desafios para donos de pizzarias: 1) entender a necessidade do consumidor, 2)
entregar algo a mais e 3) inovar, acompanhando tendências.
“Se o proprietário de uma pizzaria continuar vendendo apenas pizzas, ele
está fadado a ter problemas no futuro”, avisou Barboza. Para exemplificar essa
diversificação de negócios, o diretor da Adec Gestores observou que “farmácia
vende até remédio”, além de centenas de outros produtos, muitos alimentícios.
O consultor disse que “o mercado de pizzas está sendo invadido por
padarias e supermercados”. Por isso, cabe ao empreendedor “sair fora do
quadrado”. “Busquem a inovação. Façam diferente”, aconselhou Barboza, exibindo
o vídeo de uma rede de pizzarias norte-americana, que faz entregas em casa por
meio de drones.
O fundador da Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo, Carlos
Zoppetti, fez um histórico da entidade e falou sobre os benefícios do
associativismo. “A principal vantagem de uma associação como a nossa é a troca
de informações”, afirmou Zoppetti, lembrando que, graças a uma troca de
mensagens pelo WhatsApp, a associação ficou sabendo que era possível fazer um
resgate específico do ICMS para o setor.
Na hora do intervalo, os
participantes trocaram o cafezinho por pizzas, é claro. O campeão brasileiro
Sudário Silva assou na hora, para uma plateia exigente,
pizzas teglia (em formato retangular). Além de farinha, fermento,
água e sal o segredo da pizza saborosa, segundo Sudário, é simples: “Estudar,
ler muito, não ter receio de fazer experimentos e amar o que se faz”.
Na etapa final do evento, Erik Momo discorreu sobre marketing e André
Cotta falou sobre estratégias de divulgação.
Fonte: http://www.sebraesp.com.br/index.php/23-noticias/comercio-e-servicos/17131-grande-abc-lanca-o-propiz...
Voltar